
Foto: Kelly Souza/Ascom Semas. Participaram 14 técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e de secretarias municipais de meio ambiente e agricultura de Breves, Portel e Melgaço.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveu, entre 24 e 28 de março, em Belém, o terceiro ciclo de capacitação para agentes do programa Territórios Sustentáveis no Marajó (TS Marajó). Participaram 14 técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e de secretarias municipais de meio ambiente e agricultura de Breves, Portel e Melgaço.
O treinamento teve foco na retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), incentivando a adesão de produtores da agricultura familiar ao programa. Durante a capacitação, os participantes foram instruídos no uso de softwares especializados, sensoriamento remoto, geoprocessamento e manuseio do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), visando avanços na regularização ambiental e na implementação de Sistemas Agroflorestais (SAFs).
Outro ponto abordado foi a plataforma Territórios Sustentáveis, que facilita a inscrição de produtores rurais e integra iniciativas dos setores público, privado e sociedade civil, fortalecendo a governança e promovendo o desenvolvimento de baixo carbono no estado do Pará.
A engenheira florestal Fernanda Reis, da Secretaria Municipal de Agricultura de Breves, destacou a importância da capacitação na aplicação de conhecimentos técnicos e no preparo para os desafios da regularização ambiental nos municípios. “As atividades práticas foram essenciais para desenvolver a confiança dos técnicos e reforçar a importância das ações voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento das regiões atendidas pelo programa”, afirmou.
Com informações da Agência Pará
Conteúdo relacionado:
CAIXA e INSS ampliam atendimento ribeirinho no Pará com PREVBarco