
A doença de Chagas é transmitida pelas fezes do barbeiro contaminadas pelo protozoário Trypanosoma cruzi
O município de Muaná sediará, nesta terça-feira (8), o Fórum sobre a Doença de Chagas. A programação contará com uma série de palestras e a participação de representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), além de autoridades locais, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, batedores de açaí e Vigilância Sanitária.
O evento tem como objetivo promover o debate, a conscientização e o combate à Doença de Chagas no município. A série de palestras terá duração de quatro horas, das 14h às 18h, e serão realizadas na Câmara Municipal de Muaná.
A Doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, também conhecida como tripanossomíase americana. A principal forma de transmissão ocorre pela picada do inseto popularmente chamado de barbeiro, mas também pode ser transmitida por meio de transfusões de sangue, transplantes de órgãos ou ingestão de alimentos contaminados.
Sobre a Doença de Chagas
A doença pode se manifestar em duas fases: aguda e crônica. A fase aguda pode ser assintomática ou apresentar sintomas como febre, fraqueza e inchaço (edema). Se não tratada, pode evoluir para a forma crônica, que se divide em quatro tipos: indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.
Entre as principais complicações associadas à fase crônica estão alterações no sistema cardiovascular, como insuficiência cardíaca, e no sistema digestivo, como megacólon e megaesôfago — condições que provocam dilatações anormais do intestino grosso e do esôfago, respectivamente. A Doença de Chagas é considerada endêmica em várias regiões do Brasil, especialmente na região Norte.
Muaná distribui nova remessa de ajuda humanitária para enfrentar seca