
Divulgação/Caixa. Os atendimentos são realizados nos vários rios do Pará
A CAIXA iniciou, nesta segunda-feira (31), o primeiro ciclo de atendimento em PREVBarco do INSS no Pará. A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre as instituições, permitindo o compartilhamento de embarcações para levar serviços bancários e previdenciários a comunidades ribeirinhas na região Norte.
Itinerário do PREVBarco no Pará
O atendimento será realizado por empregados da CAIXA e incluirá os mesmos serviços oferecidos em agências físicas. A embarcação ficará em Portel de 31 de março a 4 de abril, seguindo para Melgaço (7 a 11 de abril), Bagre (14 a 18 de abril) e Oeiras (21 a 25 de abril). O funcionamento ocorrerá das 9h às 15h.
Além dos serviços bancários, os moradores poderão acessar atendimentos previdenciários do INSS, como solicitações de auxílio por incapacidade e aposentadoria por tempo de contribuição.
Parceria CAIXA e INSS
O ACT estabelece que a CAIXA prestará serviços bancários nos sete barcos do INSS que operam no Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia. Em contrapartida, o INSS oferecerá serviços previdenciários nas duas agências-barco da CAIXA.
A previsão é que, até o final do ano, todas as embarcações do INSS contem com atendimento da CAIXA.
Atendimento bancário itinerante
A CAIXA mantém duas agências-barco para atender comunidades ribeirinhas: a Chico Mendes, no Amazonas, e a Ilha do Marajó, no Pará. Nessas embarcações, são oferecidos serviços como abertura de contas, renegociação de dívidas e orientações financeiras, sem movimentação de dinheiro em espécie.
Com essa parceria, CAIXA e INSS ampliam o acesso a serviços essenciais para populações em áreas remotas, garantindo inclusão financeira e previdenciária na região Norte.
Conteúdo relacionado:
Caixa Econômica inaugura primeira agência da história de Muaná